POUSADA CAL
Local:
Torres, RS
Área:
1555,98m²
Cliente:
Monteiro & Cia Ltda
Status:
Estudo
Imagens:
Torres Arquitetos
A Pousada localiza-se à beira mar na praia de Torres, no litoral norte do Rio Grande do Sul, possui uma área construída de 1550,00m². O partido arquitetônico pauta-se pela relação da edificação com o seu entorno natural, junto ao Morro do Farol e a beira mar na praia de Torres. Optou-se por uma volumetria sem contorcionismos formais, e por empregar materiais naturais como bambu, concreto aparente e paredes de gabião (pedra bruta empilhada em gaiolas de arame ecologicamente integrável), todos executados com mão de obra local dando caráter sustentável ao edifício, com o menor impacto visual ao entorno.
O partido são três “caixas” de concreto aparente que repousam no pé do morro, onde tais prismas deslizam criando terraços e adaptando-se a topografia, enquanto que os espaços internos e contínuos são organizados por grandes lâminas de gabião, está compartimentação do volume minimiza a percepção da altura da edificação, enfatizando a horizontalidade e relacionando-se melhor com a praia e com morro que está às suas costas.
O projeto privilegia as grandes aberturas que são protegidas por painéis retráteis de bambu que quando estão fechados, protegem do sol, mas não impedem a circulação de ar, e quando abertos fazem o papel de sombrear as sacadas, “formando pequenos olhos que se abrem para o mar”, minimizando a incidência de calor, e assim preservando o conforto ambiental e gasto energético no condicionamento das unidades. A pousada possui 18 suítes, sendo a maior parte delas voltada para a praia, enquanto as outras se voltam para a mata preservada ao fundo. Além dos terraços privativos, os hóspedes têm acesso a um deque-jardim e uma piscina com borda infinita na cobertura, de onde se descortina a paisagem da praia.