Arquitetura Sustentável
A arquitetura sustentável é um dos principais temas em discussão no setor da construção civil atual. Isso porque a indústria da construção é responsável por cerca de 40% dos resíduos gerados nos grandes centros urbanos, logo, ela possui responsabilidade com a reparação de danos e com o desenvolvimento sustentável. Mas o que significa projetar uma arquitetura sustentável?
Diante dos evidentes impactos negativos da ação humana na natureza, a preocupação com o desenvolvimento sustentável tem se tornado cada vez mais frequente em vários setores, inclusive na arquitetura. O desenvolvimento sustentável consiste basicamente em atender as necessidades do presente sem comprometer as necessidades das gerações futuras, conciliando o desenvolvimento econômico-social e o meio ambiente.
Na arquitetura, o desenvolvimento sustentável se traduz em procurar minimizar os recursos utilizados na construção, uso e operação de uma edificação, bem como em reduzir ao máximo os impactos causados ao meio ambiente e à saúde humana através da emissão, poluição e desperdício de seus componentes. Este conceito de arquitetura em conformidade com princípios ecologicamente corretos é chamado de arquitetura sustentável.
O conceito da arquitetura sustentável ainda é um tema em debate e pode apresentar diferentes perspectivas dependendo dos contextos sócio-culturais. Por exemplo, na Europa a sustentabilidade de edificações está atrelada às questões bioclimáticas e soluções passivas para melhoria do conforto e qualidade. Logo, ela está associada aos conceitos de eficiência energética e utiliza tecnologia de ponta.
No Brasil, a arquitetura sustentável está relacionada à racionalização dos canteiros de obra, o uso da água e a escolha dos materiais. Os materiais devem ser de preferência locais, com baixa energia embutida – energia necessária para a fabricação, beneficiamento e transporte – e de rápida biodegradação.
Apesar das distintas abordagens, é provável que essas visões se integrem cada vez mais, beneficiando a concepção da arquitetura sustentável em nível global. Assim como os arquitetos europeus buscam novos meios considerando o uso de materiais locais e de baixa energia embutida,e o Brasil também tende a implementar cada vez mais soluções tecnológicas na sua arquitetura.
Construtoras e incorporadoras estão se dedicando a desenvolver empreendimentos cada vez mais econômicos e sustentáveis, visto que os clientes estão atentos a isso e buscando empreendimentos que contemplem soluções sustentáveis. Para atender a essa demanda crescente, selos e certificações ambientais fornecem mais credibilidade para os empreendimentos.
Os selos ambientais mais utilizados atualmente no Brasil são o LEED, no qual o país ocupa o 4º lugar no ranking entre os países onde a certificação é aplicada; o AQUA-HQE, que funciona por meio da classificação e mensuração de seus desempenhos ambientais em diversas funções certificando as construções, entre outros, como o SELO CASA AZUL e o PROCEL EDIFICA.
O poder público também tem se engajado fortemente nas questões de sustentabilidade na construção civil. A cidade de Porto Alegre por exemplo já oferece benefícios como aumento de altura da construção e desconto no IPTU para edifícios que atendam requisitos de sustentabilidade estabelecidos.
Por fim, a sustentabilidade na construção civil e arquitetura não se resume somente à ação de um único lado. É preciso esforço de arquitetos, construtores e poder público para que possamos edificar de maneira sustentável.
Referências:
Arquitetura sustentável: o que é e quais as vantagens?. Águasustentável, 2021. Disponível em: https://www.aguasustentavel.org.br/conteudo/blog/148-arquitetura-sustentavel-o-que-e-e-quais-as-vantagens.
Arquitetura Sustentável: conceitos e princípios para aplicar nos seus projetos. Vobi. Disponível em: https://www.vobi.com.br/blog/arquitetura-sustentavel
Conheça 5 selos de sustentabilidade na construção civil. Mapadaobra, 2019. Disponível em: https://www.mapadaobra.com.br/inovacao/sustentabilidade/?doing_wp_cron=1689600454.6700520515441894531250
Sobre